SILVA

Teatro Académico de Gil Vicente [Coimbra]
21 de Novembro de 2013
quinta-feira (21h30)



Por ocasião da apresentação da Grelha de Inverno 2013/14, a Rádio Universidade de Coimbra e a Lugar Comum trazem até Coimbra, no próximo dia 21 de Novembro de 2013, o brasileiro SILVA.

Decorria o ano de 2010 quando no MySpace surgiu “A Visita”, primeira incursão pelos territórios da MPB de um até aí anónimo Lúcio Souza. Cuidadosamente pontuada por violinos e pela destreza lírica do seu autor, a composição parecia indiciar uma abordagem tradicional da música brasileira, ancorada ao universo buarquiano.




Vencedor do Prémio Multishow e escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor músico de 2012, SILVA é hoje um nome aclamado junto do público e da imprensa brasileira. Figura relevante de uma nova geração de músicos (Cícero, Bárbara Eugênia, Clarice Falcão) cujo dinamismo e criatividade extravasam o perímetro de fórmulas clássicas como a bossanova ou a MPB.




Porém, o que se lhe seguiu veio dissipar esta ideia, designadamente a edição em 2011 de um EP com a assinatura SILVA. A esta alteração veio a corresponder a adopção de uma nova sonoridade, incorporando agora elementos electrónicos, num registo predominantemente minimalista, que veio retirar à sua escrita a dimensão narrativa. SILVA passou a ser um projecto de pop independente, cujas referências são maioritariamente internacionais e não apenas brasileiras. Prova disso mesmo, o álbum “Claridão”, editado em 2012, encontra-se enredado numa pop leve e etérea, edificada sobre samples e sintetizadores, sugerindo a proximidade de nomes como James Blake ou Youth Lagoon.

Em Portugal pela primeira vez, SILVA actua no próximo dia 21 de Novembro, em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, por ocasião da apresentação da Grelha 2013/2014, da Rádio Universidade de Coimbra.




Preços:
Bilhete normal :: € 10,00
Bilhete desconto :: 
€ 8,00 :: < 25, Estudante, > 65, Grupo +10, Desempregado, Parcerias , Sócio RUC, Associado Lugar Comum

Locais de venda:
Teatro Académico de Gil Vicente (Praça da República, Coimbra)

Evento de Facebook: [link]

organização/produção:
Lugar Comum + Rádio Universidade de Coimbra