CAV - Centro de Artes Visuais [Coimbra]
sexta, 13 de Novembro de 2015
22:00
Ao longo de duas tardes, sobre as tábuas de palco do Cube Theatre, em Bristol, Tom Brosseau gravou o seu mais recente trabalho, "Perfect Abandon". Acompanhado por três músicos de sessão e pelo conhecido produtor John Parish (PJ Harvey, Sparklehorse), o processo utilizado consistiu num conjunto de takes gravados para um único microfone, colocado no meio do palco. O resultado final dependeria da relação de proximidade de cada um dos presentes com aquela peça de equipamento, em torno da qual se encontravam dispostos. Deste modo, Brosseau e Parish pretenderam encapsular a efemeridade e intensidade daquele momento, enjeitando as possibilidades técnicas de o polir num estúdio. No fundo, o retorno à essência da folk.
Natural de Dakota do Norte, desde muito cedo que Brosseau, por via dos seus avós, teve contacto com a tradição da folk norte-americana. Em sua casa ouvia-se Woodie Guthrie, Sarah Carter ou o inevitável Bob Dylan, nomes com os quais cresceu musicalmente e que reapareceriam anos mais tarde quando, já em 2010, se juntou ao actor John C. Reilly e a Jack White (White Stripes) para uma revisitação desse legado.
No entanto, Brosseau nunca permaneceu enredado na mitologia do passado. Através de John Parish viria a conhecer PJ Harvey, com a qual partilhou palco, ou músicos tão díspares como o compositor e pianista alemão Hauschka e o norte-americano Ethan Rose, este último reconhecido pelo seu registo experimental no domínio da electrónica. Foi esta vontade de transpor o perímetro do conservador território folk que permitiu a Tom Brosseau o seu crescimento enquanto músico, que hoje o impele a experimentar com um microfone num teatro de Bristol.
Pela segunda vez em Portugal, Brosseau apresenta "Perfect Abandon" na belíssima sala do CAV – Centro de Artes Visuais, a mesma onde recentemente nomes como Peter Broderick ou Nuno Prata também reforçaram a dimensão autoral da composição.
---------------------------------------------------------
"Tom Brosseau pulls it off, somehow, collapsing decades of folk tradition into an identity that feels not only modern, but believable." – Pitchfork
"Tom Brosseau possesses one of the most arresting voices in folk music today." - NPR
"North Dakota troubadour brings stark, trembling beauty to folky acoustic pop. The world is better for it." – MOJO
"Tom Brosseau has always displayed a level of craftsmanship and singularity that is unmatched by his contemporaries." – Independent
---------------------------------------------------------
Preços:
(a anunciar brevemente)
Locais de venda:
CAV - Centro de Artes Visuais (Pátio da Inquisição), na noite do concerto, após as 21:30.
Reservas:
geral@lugarcomum.pt
(com envio de nº BI ou telemóvel para posterior confirmação)
Levantamentos:
Entre as 21h30 e as 22h00, sob pena de perderem efeito.
organização / produção: Lugar Comum
colaboração: CAV - Centro de Artes Visuais
apoios: Câmara Municipal de Coimbra / Rádio Universidade de Coimbra
colaboração: CAV - Centro de Artes Visuais
apoios: Câmara Municipal de Coimbra / Rádio Universidade de Coimbra