APRESENTAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO

A Lugar Comum é um projecto que nasce com o intuito de dinamizar e ampliar o panorama cultural na cidade de Coimbra. Partindo da experiência acumulada ao longo dos anos pelos seus elementos na organização e promoção de concertos musicais, pretende oferecer uma programação cultural alternativa, sem no entanto prescindir de elevados patamares de exigência e maturidade, designadamente através da apresentação de propostas de irrefutável qualidade e originalidade.
 
Fundada em Setembro de 2008, ao longo do seu primeiro ano de existência, a Lugar Comum organizou e promoveu um total de quinze concertos na cidade de Coimbra. Veio também a realizar, no Teatro Académico Gil Vicente, uma conferência/debate subordinada ao tema “Programação musical: estruturas alternativas”.

No seu segundo ano de actividade, a Lugar Comum procurou não só reforçar as suas competências na organização e promoção de concertos (tendo para o efeito realizado um total de dez concertos), como veio a estender a sua actividade e influência para além da cidade de Coimbra. Esta dinâmica deveu-se em parte ao envolvimento e acompanhamento exigido por certos músicos internacionais, tendo em muitos casos assumido com sucesso a co-produção dos respectivos concertos em cidades como Lisboa, Porto, Aveiro ou Braga.

Registaram os referidos concertos, em média, cerca de 70% de taxa de ocupação nas respectivas salas, tendo a Lugar Comum em alguns casos, designadamente nos concertos de The Dodos, Jens Lekman, Laura Gibson, Noiserv, Laetitia Sadier, Peter Broderick, Albin de la Simone, Emily Jane White, Nils Frahm, Daniel Knox, Juan Wauters, Heather Woods Broderick e Douglas Dare, verificado uma ocupação total efectiva das salas.

Como outros, os nomes referidos são na sua totalidade fruto de uma primeira escolha e abordagem da Lugar Comum. Enquanto agente cultural, sempre pretendeu esta estrutura maximizar a promoção e divulgação daqueles projectos, pelo que o contacto com diversas salas e restantes estruturas culturais nacionais afigurou-se como um passo natural desde o
momento da sua constituição.

A Lugar Comum demonstrou desta forma que é possível apresentar uma programação alternativa e atenta às novas propostas da música independente, tendo ao longo do processo sedimentado uma relevante posição enquanto estrutura cultural na cidade de Coimbra, e progressivamente, no território nacional.

O consecutivo envolvimento de cada um dos seus membros define o perfil da Lugar Comum. Tal processo participativo pretende gerar uma constante mutação e crescimento do projecto, incentivando a interacção e aproximação a outros domínios artísticos, como sejam a escrita, o teatro, o cinema, a fotografia e as artes plásticas.


EQUIPA TÉCNICA

Programação:
João Pedro Sousa
Sara MendesRicardo Jerónimo

Produção:
Ricardo Jerónimo
Sara Mendes

Imagem e Comunicação:
Joana Corker 
Francisca MoreiraRicardo Mariano

Gestão Financeira:
Hugo Cardoso
Tiago Coelho


Membros Fundadores:
Sara Mendes, João Pedro Sousa, Ricardo Mariano, Susana Sampaio Dias, Carla Lopes e Hugo Cardoso.