The Ruby Suns

17 junho
[oficina municipal do teatro, coimbra]


Há cerca de um ano atrás, um público entusiasta despediu-se dos The Ruby Suns numa pequena sala da invicta, ainda aturdido e sacudido pelos momentos finais de Palmitos Park, celebrados num ritmo frenético e contagiante. Na altura, após uma longa viagem desde Auckland e três datas consecutivas no nosso país, ficou de um exausto Ryan McPhun a promessa de uma segunda passagem por Portugal.

Entretanto surgiu Fight Softly, o perfeito motivo para que a Lugar Comum endereçasse um novo convite a Ryan McPhun. Fight Softly afasta-se progressivamente da génese do projecto neo-zelandês. Não despreza o legado tropicalista de Sea Lion, seu antecessor, mas acrescenta-lhe uma inclinação óbvia pelas texturas electrónicas e pela utilização de samples. A componente dançável e celebratória persiste, transversal a todos os sons que os The Ruby Suns comportam, mas desta vez Ryan McPhun surge-nos mais próximo de Panda Bear que de Ezra Koenig.
 
A Lugar Comum antecipará o Verão na companhia de Ryan McPhun, partindo do exacto ponto em aquele nos deixou há um ano: em efervescente celebração ao som dos primeiros esboços de Fight Softly.